Artistas mirins como Giovanna Lodes, a ‘Tamires’ e Daniel Nini, o ‘Quésed’, ambos na novela Gênesis, as atrizes Laís Luna e Valentina Couto, que atuaram na Novela ‘Jesus’, ambas as obras da Record TV, os irmãos Valentina Melleu e Bernardo Melleu, da Série “Irmãos Bazuca”, os Games e influenciadores Caio Recke, da Playstation e João Nask, a atriz Raphaela Loyola, bem como a atriz Duda Senna, que faz a filha do personagem Jesuíta Barbosa, no longa, estiveram presentes no Cinemark do Shopping Metropolitano, localizado na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, para prestigiar o amigo, e também ator Matheus Dantas, pela estreia em sua primeira obra no cinema, o longa “ O Auto da Boa Mentira, de José Eduardo Belmonte (Carcereiros: o filme, Entre idas e vindas), e que traz um roteiro inspirado em falas de Ariano Suassuna.
O filme, estreou no último dia 29/04, nos cinemas Cinemark de todo Brasil. Nele, Matheus Dantas, vive Fabiano, personagem criança, que logo depois é interpretado pelo ator Renato Góes. Vale lembrar, que os dois já contracenaram juntos, na Série “Os dias eram assim”, na Rede Globo de Televisão.
Com roteiro adaptado por João Falcão, Tatiana Maciel e Célio Porto, o enredo irreverente e saudoso baseia-se em trazer trechos de aulas-espetáculo de Suassuna para a tela. Nelas, ele fala, por exemplo, sobre ‘o bom mentiroso’: “eu não gosto do mentiroso que mente para prejudicar os outros, gosto do mentiroso que mente por amor à arte”. Essa passagem introduz o segundo dos quatro contos (Fama, Vidente, Furão e Disney) que o filme apresenta, criados a partir de dizeres que o escritor paraibano tornou universais na cultura popular brasileira. Nele, conhecemos Fabiano (Matheus/ Renato), um menino que cresce sem acreditar em nada, mas fica intrigado quando ouve um mistério circense envolvendo sua mãe (Cássia Kis) e seu pai, morto há anos. Ele precisa da ajuda do Palhaço Romeu (Jackson Antunes) e de ter cuidado para não ser feito de palhaço.
Vale lembrar, que devido a pandemia do COVID-19, os responsáveis pelos atores mirins, seguiram todas os protocolos de higiene e segurança, baseado em normas da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, Anvisa e demais órgão reguladores. Assim, como viram o próprio cinema e suas dependências, estarem dentro das regras, também. O uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento necessário, foram mantidos.
Ver essa foto no Instagram