Crédito: Shutterstock
Com o isolamento social durante a pandemia, aprimorar hobbies dentro de casa foi a única opção, incluindo os games. Embora esse universo já tivesse vários jogadores, a participação na atividade cresceu 7,1% em 2020, comparando com os registros de 2019.
Os dados são da Pesquisa Game Brasil, que ouviu cerca de seis mil pessoas e também percebeu que muita gente começou as maratonas de jogos para fugir um pouco da realidade, mas acabou não se preocupando com sua saúde física e mental.
Por mais que pareça fácil ficar horas e horas sentada na frente do computador, a longo prazo pode trazer algumas consequências que geram prejuízo no corpo e na mente, afetando a rotina.
Algumas dicas que toda jogadora precisa aplicar no dia a dia para ter uma jornada mais saudável. Vem conferir!
Cuidados com a alimentação
Manter uma boa alimentação é a chave para manter a saúde do corpo. É fundamental balancear a ingestão de proteínas (carne, frango, peixes, ovos e alguns derivados de leite), carboidratos (arroz, batata, cereais, entre outros) e outros nutrientes vindos de frutas, verduras e legumes.
Dê um tempinho de descanso
Muita gente não leva meditação a sério, mas serve de grande ajuda para acalmar os nervos. Adotar uma rotina com pausas é importante para acalmar o corpo e sair um pouco do ritmo acelerado. Inclusive, durante a maratona é interessante fazer respirações controladas, e o inspirando e expirando devagar.
Respeitar um horário de sono
Seguindo a onda da última dica, é importante dar descanso ao corpo e o sono é uma peça muito importante nesse quesito. Estabeleça uma rotina de 7 horas de sono e tente se acostumar a desligar o computador pelo menos duas horas antes de deitar.
Não deixe de se alongar
Por ficar muito tempo na mesma posição e repetindo os mesmos movimentos, podem surgir algumas dores. Então tente esticar os dedos e punhos por 15 segundos, variando as posições.
Cuidados com a visão
Quem nunca ouviu que ficar muito tempo na frente de telas prejudica os olhos? O visor do computador ligado, por muitas horas seguidas diariamente, pode trazer alterações. Não se esqueça de consultar um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano.